Igreja

Casamento: as perguntas que você deve se fazer antes do “sim”

Igreja 12/11/2019/ 13:46:27
Casamento: as perguntas que você deve se fazer antes do “sim”

“Quando um homem e uma mulher se casam, eles se tornam um, a dificuldade é decidir qual deles”, disse o escritor americano Henry Louis Mencken. O amor nos leva a fazer tudo pelo outro, mas é necessário, antes de se casar, conhecer suas necessidades, fraquezas, forças, qualidades e defeitos

Conhecer o outro e se conhecer a si mesmo

Os seus passatempos ultrapassam os nossos recursos? Estamos de acordo quanto ao nosso futuro nível de vida? Temos alguma ideia de quantas crianças gostaríamos de ter? O carácter dele incomoda-me? Estou desconfortável com o comportamento dele na sociedade? E quanto a ele fumar, beber? Do seu humor melancólico ou deprimido? Do seu sentido de humor?

Depende demasiado dos seus pais? Acaso, acho satisfatória a forma como trata dos seus problemas pessoais? Quais são as diferenças entre os nossos respectivos valores? Entre nossas concepções de matrimônio, de Fé e sua prática, de educação religiosa de nossos futuros filhos? Há algum ponto em que essas diferenças possam levar a conflitos? Tendemos a evitar tais questões? Sou realmente capaz de “deixar o meu pai e a minha mãe” para me ligar ao meu marido? E ele? Carece de ternura ou sensibilidade?

Aceitar que a outra pessoa não é como nós sonhámos

Não se esqueça de uma coisa: a vida de casal é muito bonita, mas difícil. Ela se confronta sempre com a alteridade, o fato de que o outro é diferente, que ele não sou eu. E neste sonho tolo de unidade total – faremos tudo juntos, iremos à missa juntos, a Dia juntos… – a fusão… impossível! Será que podemos aceitar que o outro não é como sonhámos que seria? Se for assim, podemos amar-nos um ao outro!

Padre Denis Sonet


Aleteia

Outras Notícias