Igreja

Por que Santa Rita de Cássia é a padroeira das causas impossíveis

Igreja 22/05/2020/ 16:30:32
Por que Santa Rita de Cássia é a padroeira das causas impossíveis


Ahumilde Santa Rita de Cássia, que viveu no século XV, já era em vida uma poderosa intercessora, sempre rezando pelos mais necessitados, e continuou a ser venerada como intercessora também após sua morte, decorrente de tuberculose: o autor Bert Ghezzi relata que, três dias depois da morte dela, um notável morador da cidade italiana de Cássia, Domenico Angeli, registrou onze milagres atribuídos à intercessão de Rita.

Desde então, incontáveis milagres foram relatados como decorrentes da sua intercessão celestial, muitos deles relacionados a causas consideradas impossíveis.

No entanto, a Igreja demanda muitos estudos, testemunhos e críticas ao analisar e chancelar milagres, o que explica que só em 1900 é que Rita foi oficialmente canonizada. E estes são os 3 milagres registrados no seu decreto de canonização:

1

O primeiro milagre consiste naquele perfume agradável que emana dos restos do corpo da santa, cuja existência é confirmada por muitas testemunhas confiáveis […], de modo que duvidar desse fato seria absurdo. Além disso, nenhuma causa natural pode ser dada para a existência desse odor, como vemos na pesquisa física que foi feita por homens mais habilidosos em tais coisas. Ademais, este odor difunde-se de um modo que ultrapassa as leis usuais da natureza. Por isso, devemos estar convencidos de que esta fragrância tem sua origem na intervenção divina.

2

O outro milagre aconteceu com Elizabeth Bergamini, uma jovem que corria o risco de perder a visão devido à varíola. Depois que os médicos lhes afirmaram que a condição da criança era tão séria que a ajuda médica poderia ser inútil, seus pais decidiram mandá-la para o convento agostiniano de Cássia, suplicando fervorosamente a Santa Rita que livrasse a filha da cegueira. Chegando ao convento, a criança vestiu um traje em homenagem à santa. Depois de quatro meses, Elizabeth anunciou que estava conseguindo enxergar. Juntamente com as freiras, ela começou a dar graças a Deus por ter operado aquele milagre através de Santa Rita.

3

O terceiro milagre aconteceu com Cosimo Pellegrini, que sofria de gastroenterite crônica e hemorroidas tão graves que não havia esperança de recuperação. Retornando um dia da igreja, ele ficou tão fraco com um novo ataque de sua doença que quase morreu. Os médicos recomendaram que ele recebesse os últimos sacramentos. Ele os recebeu na cama, com toda a aparência da morte que se aproximava. De repente, porém, ele viu Santa Rita, que parecia cumprimentá-lo. Sua antiga força e apetite retornaram, e, em pouco tempo, ele conseguiu fazer o trabalho de um jovem, embora fosse já septuagenário.

Aleteia

Outras Notícias