Locais

Produtores se unem e pedem que medidas sejam tomadas para melhorar preço do leite

Locais 29/05/2020/ 15:50:26
Produtores se unem e pedem que medidas sejam tomadas para melhorar preço do leite

Muitos produtores de leite estão vendendo suas propriedades e buscando novas alternativas de renda devido ao valor que é pago pelo litro pelos laticínios. Eles alegam que o custo da produção está inviabilizando a manutenção dos rebanhos e como as commodities de lavouras brancas e café estão gerando melhores resultados, eles estão migrando para esse ramo de produção.

Para tentar buscar uma solução, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira, 28 de maio no Sindicato Rural de Patrocínio, onde estiveram presentes além da classe, autoridades políticas, onde houve a cobrança para que fossem tomadas medidas para que o produtor possa ter um lucro melhor naquilo que tem que ser trabalho 7 dias por semana.

O presidente do Sindicato Rural, Marcone Malagoli ao Dianews.com.br e a Capital FM 107,3 frisou que esse é um problema de anos e foi mais além ao enfatizar que o produtor de leite é muito desunido.

“Isso não é de agora”. A maior dificuldade do mundo é o preço do leite. Eu tiro leite há 35 anos e sempre enfrentamos esses problemas e o maior que eu acho é a desunião do produtor, porque hoje tem o produtor grande que vai lá, as firmas pagam aquele preço, tem o médio e o pequeno. Então eu não vejo essa união, eu estou aqui nesse Sindicato há mais de 20 anos e nunca vi assim uma força para todos os produtores se unirem então eu acho uma coisa muito difícil, mas a gente tem que lutar pra ver se faz alguma coisa”, destacou.

Presente no encontro, a deputada federal Greyce de Queiroz Elias, membra da Frente Parlamentar da Agricultura em Brasília, pontuou que está com os produtores para somar forças e lembrou que um grupo de trabalho tem trabalhado para discutir o preço mínimo do leite.

“Eu e outros deputados de outros Estados também estamos lutando para que isso aconteça dentro do MAPA, dentro do Ministério da Agricultura, não é uma coisa fácil, mas a gente sabe que com trabalho, dedicação e seriedade a gente acaba conseguindo sensibilizar não só a Ministra Tereza Cristina como os técnico também do Ministério para que isso aconteça”, pontou a deputada.

Atualmente o produtor tem recebido pelo litro do leite o valor entre R$ 1,21 e R$ 1,25 e as despesas para a manutenção dos rebanhos fica bem além acima do que é pago.

Outras Notícias