Locais

Secretaria de Agricultura divulga balanço de ações realizadas no 1º quadrimestre do ano

Locais 27/05/2021/ 13:22:12
Secretaria de Agricultura divulga balanço de ações realizadas no 1º quadrimestre do ano

Nesse dia 25 de maio, em que é celebrado o Dia do Trabalhador Rural, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária faz um balanço do trabalho realizado de janeiro a abril de 2021, atendendo as demandas da população rural do município.

O Secretário da Pasta, Oswaldo Rodrigues Ferreira, está satisfeito com o andamento dos trabalhos. “Conseguimos criar uma dinâmica de prestação de serviços de forma a atender com agilidade as necessidades dos produtores, conscientizando a respeito da importância da manutenção do benefício, a exemplo  dos terreirões de café, que não precisam ser refeitos todos os anos, se cuidado pelo produtor” afirmou.

Por meio do Programa Patrulha Agrícola, os serviços de trator já beneficiaram 58 produtores realizando trabalhos com grade roma, niveladora, plantadeira, encanteiradora, roçadeira e ensiladeira. A retroescavadeira já realizou 61 serviços, dentre eles construção de silos, cacimbas, tanque de peixes, aterro e limpeza de terreno. Também já foram feitos 21 terreiros de café com a patrol.

Para realização do Programa Corretivos de Solo, que beneficia os produtores com calcário e gesso, foram recebidas 1.179 amostras de terra de 603 produtores para análise. O processo licitatório para aquisição dos corretivos está em andamento e o início da distribuição previsto para o mês de junho.

Através do trabalho no Horto Florestal, já foram distribuídas 11.311 mudas nesse período, sendo espécies frutíferas, ornamentais, de arborização e nativas. Também foram plantadas mudas de ipês (amarelo, branco, rosa e roxo) em diversos pontos da cidade.

Ainda no Horto Florestal e também no Projeto Guri são produzidas hortaliças e verduras para uso nas cantinas da Secretaria de Obras e Daepa, e distribuição para algumas entidades. Além disso , a Secretaria de Agricultura é parceira na manutenção de hortas em algumas escolas, centros de educação infantil, Casa do Idoso, APAE, entre outras.


ASCOM/PMP

Outras Notícias