Esta semana o papa Francisco usou uma cruz que tinha várias cores que se pareciam com um arco-íris. Vários católicos de mentalidade tradicional publicaram, supondo que estava de alguma forma relacionado à bandeira do orgulho LGBT. No entanto, esse não é o caso. É um símbolo do Ministério da Juventude da América Latina.
Papa Francisco usa a cruz
Em 17 de outubro, o Vatican News em italiano twittou :
Jovens do Panamá, juntamente com muitos padres sinodais da América Latina, entregaram a cruz da Jornada Mundial da Juventude ao Papa Francisco. O Santo Padre saudou-os com alegria e abençoou-os.
Vários posts nas mídias sociais imediatamente criticaram isso: implícita ou explicitamente ligando essa cruz à bandeira do arco-íris geralmente associada ao orgulho LGBT. (Eu não estou ligando para eles para evitar dar-lhes promoção gratuita.)
Olhando para os dois, você notará que as paletas de cores são ligeiramente diferentes, e a orientação e o posicionamento das cores são completamente diferentes:
A bandeira LGBT (para referência) é muito diferente da cruz que o Papa Francisco usou
.
O significado desta cruz do arco-íris
Esta cruz não tem nada a ver com o movimento LGBT. O CELAM (grupo guarda-chuva para as Conferências Episcopais Latino-Americanas) desenvolveu essa cruz e os organizadores da JMJ 2019 no Panamá a entregaram ao Papa Francisco.
The Cross of the Latin American Youth Ministry carries with it the colors that represent the symbol of YM,
Therefore, each color represents a region within our [CELAM’s] ministry:
Green: Represents the Region of Mexico and Central America Yellow-orange: Represents the Caribbean Region Red: Represents the Andean Region Blue: Represents the Southern Cone Region
Likewise, the shape of the Cross echoes the orientation of our continent. [i.e. Central and South America]
The colors represent the ecosystems that Latin America possesses: we have jungle, volcanoes, beaches and sea.
A cruz foi baseada no logotipo para o ministério de jovens em toda a América Latina. Aqui está esse logotipo, que exibe as regiões mais claramente do que a cruz.
Logo do Ministério da Juventude da América Latina (uso justo)
Conclusão
Quando vemos o papa usando um símbolo, vale a pena tentar entender duas coisas antes de criticar. Primeiro, o que se entende? E segundo, que significado esses símbolos têm nessa cultura? Neste caso, a resposta para o primeiro é que ele representa a união de jovens latino-americanos de várias nações e regiões. Segundo, eu não acho que a bandeira LGBT ganhou tanto apoio na simbologia latino-americana quanto nos Estados Unidos. Esta cruz claramente não pretende ser um endosso do orgulho LGBT. Período. Sejamos honestos ao tentar entender o papa Francisco e outros símbolos usados pelos católicos em outras partes do mundo.
Este artigo foi publicado pela primeira vez na Patheos e é reimpresso aqui com uma gentil permissão.