Igreja

Bispos europeus sobre invasão: parem em nome de Deus!

Igreja 25/02/2022/ 13:45:29
Bispos europeus sobre invasão: parem em nome de Deus!

“A guerra é uma grave afronta à dignidade humana e não tem lugar no nosso continente”, afirma com veemência o cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE).

O purpurado está presente em Florença para o encontro “Mediterrâneo, fronteira de paz”. “Hoje, a paz em todo o continente europeu, e para além dele, enfrenta uma séria ameaça”, acrescentou em uma nota, dizendo-se “profundamente preocupado com os últimos relatórios sobre a escalada das ações militares da Federação Russa na Ucrânia, que abrem o cenário alarmante de um conflito armado conflito que provocará horríveis sofrimentos, morte e destruição”.

Partilhando os sentimentos de angústia e preocupação do Papa Francisco, os bispos europeus apelam às autoridades russas para que se abstenham de outras ações hostis que possam causar ainda mais sofrimento e violem os princípios do direito internacional.

Pedido de escuta e diálogo

No início do seu pronunciamento em Florença, durante o briefing com a imprensa, o presidente da COMECE observou:

“Vimos esta manhã que há pessoas que pensam que o confronto, mesmo se armado, pode ser a resposta para os problemas: nós não”. “Pensamos que nesta grande diversidade do Mediterrâneo, é necessário ouvir uns aos outros, falar juntos. Ter um diálogo aberto. Somente isso pode construir as cidades do futuro.”

“Estou convencido de que aqui – acrescentou o purpurado – estamos construindo a Igreja do amanhã para ajudar a construir as sociedades do amanhã baseadas na escuta e no diálogo.”

Súplica incessante pela paz

Já o arcebispo de Vilnius e presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), Dom Gintaras Grušas, fez um premente apelo pela paz na Ucrânia.

As Igrejas na Europa “condenam veementemente o que aconteceu ontem à noite na Ucrânia: devemos agir juntos e com determinação para acabar imediatamente com a agressão russa e fazer todo o possível para proteger mulheres, homens e crianças inocentes: em nome de Deus, parem agora”.

Que a comunidade internacional, e de modo particular a União Europeia – disse ele – não desconsiderem nenhum caminho para deter este conflito, “para que as armas deem lugar ao diálogo e às negociações, para que seja defendido o direito internacional, a independência e a soberania territorial da Ucrânia. Para que se coloque um fim a uma guerra que inevitavelmente se espalharia da Ucrânia para os Estados vizinhos e se tornaria uma ameaça para toda a Europa”.

“Os bispos europeus e as comunidades cristãs rezam pelas vítimas deste conflito e por suas famílias, estão próximos daqueles que sofrem com esses atos de violência. Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra”,  diz a nota da CCEE.


Fonte: Canção Nova

Outras Notícias