Igreja

CNBB abrirá CF com cerimônia virtual

Igreja 01/03/2022/ 11:37:46
CNBB abrirá CF com cerimônia virtual

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas, 2, a Campanha da Fraternidade de 2022. O tema desta edição da campanha é “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.


Assim como no ano passado, a abertura da campanha será de forma virtual, em prevenção à covid-19. Um vídeo será divulgado às 10h, com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. O material poderá ser acompanhado pelas redes sociais da entidade (Youtube e Facebook) e emissoras de televisão de inspiração católica.


Para os veículos de comunicação, a Assessoria de Comunicação da CNBB organiza uma coletiva de imprensa, com representantes da direção da entidade, por meio da plataforma Zoom. A sala virtual, onde os jornalistas poderão assistir ao vídeo de lançamento da CF, será aberta às 9h50. Um cadastro será necessário para acessá-la e receber o texto-base da CF. Atenderão à imprensa o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella; o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, e o padre Júlio César Rezende, membro da Pastoral da Educação e da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB.


A CF 2022

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. A realidade dos dias atuais trouxe o tema de volta ao destaque. Mais que abordar a problemática educacional, a campanha vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.


Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho. Trata-se de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).


A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas. E que também sejam capazes de cuidar da casa comum.


Gesto concreto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade. Esta é realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.


Em 2021, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da CNBB, apoiou 80 projetos.. As entidades que se candidataram se comprometeram, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.


Fonte: Canção Nova

Outras Notícias